terça-feira, 11 de outubro de 2016

Azores Triangle Adventure 2016 Prova de Trail por etapas, no triângulo com 100 km.

Decorreu nos passados dias a 7, 8 e 9 de outubro, o Azores Triangle Adventure, prova com três etapas em três dias que percorreu os trilhos das paisagens mais emblemáticas do Faial, Pico e São Jorge, num total de mais 100 quilómetros e com um desnível positivo equivalente a subir o Evereste.

A primeira etapa, Trail da vinha à montanha, decorreu no dia 7, na ilha do Pico transporta-nos numa viagem de cerca de 30Km. Pela primeira vez no Trail nacional, uma competição foi desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude. O trilho iniciou-se na Madalena e passou pelo Lajido da Criação Velha, o coração da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património da Humanidade, pela UNESCO.

Neste dia o vencedor foi Baroain Tibaut, seguindo-se Thomas Farbmacher, terceiro Ricardo Gouveia, quarto Luís Mota, primeiro veterano em prova (M45) e em quinto Stephan Tassanaiprell, segundo M45. A primeira feminina foi Sandra Koblemuller e a primeira atleta nacional foi Lucinda Sousa.


O segundo dia de competição foi na ilha de São Jorge, o Trail das fajãs. Com partida em São Tomé e chegada na fajã de Cubes, permitiu o contacto direto com as Fajãs, elementos que dão a singularidade e particularidade à orla costeira de São Jorge, caracterizando-se por serem pequenos retalhos de terra plana encaixados entre as montanhas e o mar, que resultam do desabamento da encosta ou por arrefecimento de lava proveniente de uma erupção. Com cerca de 30 Km, iniciou-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha o Topo, local onde o cultivo da vinha em currais é abundante, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul, onde se cultiva o inhame, a banana e o café.

Nesta segunda etapa dia foi de novo o vencedor Baroain Tibaut, seguindo-se Thomas Farbmacher e terceiro Ricardo Gouveia, quarto Luís Mota, atletas que chegaram juntos à Meta. Em quinto e primeira feminina Sandra Koblemuller já a segunda a chegar e primeira atleta nacional foi Lucinda Sousa.

No dia 9 de outubro correu-se a última etapa no Faial. As condições climatéricas adversas não impediram que os atletas de correr e foi debaixo de chuva intensa que se partiu da região mais jovem do velho continente. A prova foi da da costa Este à costa Oeste com uma extensão de 42 km, ligando a parte mais jovem da Ilha do Faial com 56 anos começando no Vulcão dos Capelinhos integrado no complexo vulcânico do Capelo resultante da erupção de 1957/58, passou pela formação intermédia da ilha, o complexo vulcânico dos Cedros do qual faz parte o principal vulcão da ilha. Devido ao alerta amarelo os atletas passaram na estrada, junto à Caldeira e ponto mais elevado do Faial, daqui desceu-se, por caminhos antigos, até a Cidade da Horta, onde se localiza umas das mais belas baías do mundo.

Nesta última etapa chegaram juntos Baroain Tibaut e Thomas Farbmacher e terceiro Dário Moitoso, que participou apenas nesta prova quarto Luís Mota. A primeira atleta feminina foi Sandra Koblemuller já a segunda a chegar e primeira atleta nacional foi Lucinda Sousa.

Em resumo, a regularidade competitiva foi nota dominante no Azores Triangle Adventure.
Classificação Masculina:
1º Baroain Tibaut
2º Thomas Farbmacher
3º Ricardo Gouveia
 4ºLuís Mota, primeiro veterano em prova (M45)
5º Stephan Tassanaiprell, segundo M45.
Classificação Feminina:
1ª Sandra Koblemuller
2ª Lucinda Sousa
3ª Andreia Mota
4ª Andrea Helmuth
5ª Carla Sá Pinto

Esta segunda edição contou com uma organização de excelência e foi uma mais-valia para a região autónoma dos Açores, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento do turismo ativo e na natureza neste cantinho valioso.


Sem comentários: