quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Luis Mota e Sofia Roquete vencem o Ultra Trail Sintra Monte da Lua

A Praia das Maçãs, estância balnear na zona de Sintra – declarada Património Mundial pela Unesco – numa organização da Horizontes, recebeu no dia 18 de Julho 2015, cerca de 800 atletas para disputar a IV edição de Ultra Trail Sintra Monte da Lua.
Luís Mota o vencedor da prova de 50+
Duas provas, duas distâncias: 52 km Ultra Trail Monte da Lua com desnível positivo de 2100mts e 27 km Trail Monte da Lua com desnível positivo de 1000mts. A Prova de 52 km creditou um ponto para a participação em qualquer uma das provas do Ultra Trail de Mont-Blanc 2016.
Cumpridas as formalidades com normalidade, na recolha dos kits com os dorsais e briefing esclarecedor das condições e tipo de terreno que os atletas iriam encontrar, pela hora prevista foi dada a partida de cada uma das provas distanciadas entre si em 15 minutos.
Ambas as provas acontecem pela serra de Sintra, serra de origem vulcânica, rasgada por vales abruptos e profundos, em particular no seu lado norte, onde a pouca luz, maior humidade e água abundante trazem a esta serra a sua luxuriante vegetação e habitantes naturais. Os antigos chamaram-lhe Monte da Lua. Encontra-se dividida em dois grandes setores geográficos separados pelo Vale do Rio da Mula, o oriental e o ocidental, mais antigo e desgastado, onde após a passagem pelo monte da Nossa Senhora da Peninha a montanha mergulha em grande inclinação até ao Cabo da Roca.
Prova iniciada no areal da Praia das Maças, que começa por atravessar a foz da Ribeira de Colares, com o percurso traçado em direcção às povoações de Mucifal e Colares por entre trilhos e estradões, ladeados de beleza verdejante.
Pelo Km 8, no primeiro abastecimento comum a ambas as provas, faz-se a divisão dos percursos, seguindo a Ultra, em direção a Gigarós, passando por locais como a quinta pedagógica de Galamares e aos jardins de Monserrate, com a sua beleza luxuriante seguindo para a Quinta do Relógio já pelo Km 20. O percurso desenrola-se pela Quinta da Regaleira, com a descida ao Poço Iniciático e entrada no Parque de Merendas. A partir daí é a subida ao famoso Castelo dos Mouros, por entre a densa floresta e percorrendo as suas muralhas em direcção a Santa Eufémia.
Já na Quinta das Flores, faz- se a descida à bela Lagoa Azul e já mais de meio percurso da prova Ultra tinha decorrido.
É a partir do Km 28 que se se apresentam as maiores dificuldades da prova longa, porquanto o percurso a partir dai segue por abruptas descidas e subidas por pistas de downhill, construídas por ciclistas que aí desenvolvem as suas provas e treinos, e a quem a organização agradece a colaboração na permissão de uso para o evento de Trail, constituindo uma mais valia às características desta prova. Assim, decorre a prova e após as íngremes e não menos conhecidas subidas (ou descidas, consoante o sentido) da “Mula” e do “Dragão”, os atletas de ambas as provas alcançam o Santuário da Peninha, local de mais um abastecimento e local de vista privilegiada sobre todo o horizonte. Para a prova de Trail de 27 km, esta ia na Peninha no Km 16.
A partir daqui, percurso comum a ambas as provas, com a passagem pelo “Trilho das Viúvas”, mais um local de pistas de downhill, em direção ao Lago e à Azoia.
Depois da dificuldade das subidas Mula e Dragão já referidas, novo desafio de dificuldade se aproximava, com o percurso a seguir por entre as arribas e falésias, num autêntico carrossel de sobe e desce entre penhascos, pedras rolantes, vegetação rasteira, paisagens tão deslumbrantes como arrojadas, onde os mais audaciosos correm e os mais cautelosos caminham, em direcção ao Cabo da Roca, o extremo mais ocidental da Europa.
Avistar bem do alto, a Praia da Ursa, percorrer a imensa duna da Praia da Adraga, leva os atletas à Praia Grande, que percorrem todo o areal e aqui já em parte final de prova, consoante a energia restante, ora correm ora caminham pela praia por cerca de 400mts para percorrer mais cerca de 2km entre estrada e trilhos, atingindo por fim a meta situada no ponto de partida da prova, onde metros antes, na ribeira, familiares, amigos e apoiantes avistam e aplaudem os atletas que descendo a encosta atravessam novamente a Ribeira de Colares – Ribeira que atravessa as hortas e pomares e consigo arrastava, em tempos idos, frutos até à foz, e daí a origem do nome “ Praia das Maçãs” – pelo leito ou saltitando por entre as pedras, correndo pelo areal em direção à meta.
Local de confraternização e abastecimento final, a meta local por todos desejado ao fim de várias horas de aventuras. Os percursos curto e longo, contaram com 4 e 6 abastecimentos, respectivamente, de quantidade e qualidade regulares.
Verificou-se ser este um evento amigo do ambiente, porquanto não foram fornecidas garrafas de água individuais ou copos descartáveis, tendo cada atleta levado e utilizado o seu próprio material, como previsto.
As marcações de percurso encontravam-se bem colocadas e pontualmente surgiram algumas dúvidas, ao que consta, devido a fitas retiradas depois da última verificação de percurso.
De salientar que ao longo do percurso, circulavam paramédicos e três corporações de bombeiros – São Pedro de Sintra, Almoçageme e Colares – encontravam-se de prevenção, no apoio à prova.
A entrega de prémios decorreu no local da meta, premiando somente os três primeiros lugares da geral, divididos em género masculino e feminino, e premiando equipas. Nota para edições futuras, premiar por escalões, sinónimo de incentivo e congratulação ao esforço e dedicação na participação de maior número de atletas.
Os Kits de participante encontravam-se divididos em três tipos, o que permitia escolher, aquando da inscrição, o Kit Special, Light ou Básico, com diferentes preços segundo o tipo de t’shirt pretendida, sendo que tudo o resto e mais importante – percursos, segurança, abastecimentos, se verificava igual em qualquer um dos kit’s.
No Final as classificações foram as seguintes:
Ultra Trail 50+
Masculino
1º Luis Mota – Casa do Benfica de Abrantes – 05:53:04
2º Ricardo Casanova – Individual – 06:06:11
3º Bruno Teles Grilo – Jeunesse Global – 06:37:29
Feminino
1º Sofia Roquete – Offtel Runners – 06:57:37
2º Anabela Pombeiro – Agregar – 07:48:49
3º Sandra Travessas – Turbulentos – 08:37:33
Trail 20+
Masculino
1º Tiago Miguel Lousa – FITNIS Nutrição – 02:32:00
2º João Pedro Pereira – joaopereiramtb.weebly.com – 02:34:39
3º Helder Ferreira – União FCI de Tomar – 02:36:06
Feminino
1º Patricia Rivotti – S.U.Colarense – 03:43:17
2º Sofia Agostinho – Offtel Runners – 03:49:54
3º Margarida Fernandes – Samba – 03:54:30




Sem comentários: